Vá de carona, ou de táxi, ou de bike

dsf

 

Quando foi lançado, em 2011, o site Caronetas – ferramenta que ajuda a organizar a troca de caronas dentro de empresas em todo o Brasil – já era sucesso total. Um ano depois foi escolhido pela Universidade do Michigan a solução mais inovadora do mundo para resolver o drama da mobilidade urbana, entre 15 ideias revolucionárias de vários países.

O prêmio concedido pela instituição norte-americana foi entregue durante a Rio+20, no ano passado. O criador do Caronetas, o engenheiro Márcio Nigro, recebeu cinco mil dólares e o site ficou conhecido internacionalmente. Assim que conquistou a premiação o portal ganhou a adesão de mais 100 empresas. Hoje tem cerca de 1 100 companhias cadastradas e envolve quase 270 mil usuários em seus cadastros, ajudando a descongestionar o trânsito e diminuir a poluição atmosférica de muitas cidades brasileiras.

O Caronetas funciona gratuitamente. Quem oferece carona em seu carro acumula pontos, numa espécie de milhagem. Com uma pontuação razoável do caronista tem direito a aquirir produtos e serviços disponíveis no próprio portal.

Agora, para melhorar ainda mais o que já funciona tão bem e com segurança, o Caronetas inventou mais uma grande ideia: permite que seus usuários compartilhem um caminho de táxi ou de bicicleta.

Para isso, nem é preciso ser funcionário de uma das empresas cadastradas no site. Basta aderir à comunidade exclusiva do portal criada no Facebook e lá mesmo se cadastrar. Assim, é possível encontrar pessoas que fazem o mesmo trajeto de bicicleta e pedalar juntos, em grupos, o que é muito mais agradável e seguro.

Para o caso de táxis, quando os usuários fazem o cadastramento, o sistema do Caronetas cruza os dados automaticamente e indica passageiros com o mesmo trajeto para os motoristas. Dessa forma, sai muito mais barato, já que os custos são rateados entre os passageiros. É ou não uma boa ideia?

 

Fonte: http://planetasustentavel.abril.com.br/blog/sustentavel-na-pratica/va-de-carona-ou-de-taxi-ou-de-bike/

Comentários

Comentários

W3Connect