Membrana biodegradável promete substituir garrafas de plástico

membrana-biodegradavel-promete-substituir-garrafas-plastico

Três estudantes de design industrial criaram em Londres uma membrana orgânica biodegradável que consegue armazenar água. Chamada de Ooho, a bolha é criada por um processo de “esferificação”, mesma técnica popularizada pelo chef espanhol Ferran Adriá, do restaurante elBulli, em Barcelona. Pelo método, o líquido é moldado em forma de esferas, que geram uma membrana dupla, protegendo a água e a mão de quem está bebendo.

A estrutura é composta por algas marrons e cloreto de cálcio, que criam um gel ao redor da água. Enquanto o invólucro é criado, a água está em estado sólido (como se estivesse congelada), sendo possível assim gerar uma esfera maior, que mantém os ingredientes na membrana e separados da água.

De acordo com o criador da membrana, o objetivo é diminuir o uso de garrafas descartáveis pela sociedade. “Oitenta por cento das garrafas que usamos e jogamos fora não são recicladas. Esse consumismo reflete a sociedade na qual vivemos”, afirma Rodrigo Garcia González, que desenvolveu a Ooho com seus colegas de faculdade, Pierre Paslier e Guillaume Couche.

Garcia também afirma que além de ser ecologicamente correta, a “bolha” irá reduzir custos, já que a maior parte do custo para produzir água vem da garrafa e do envase. A Ooho pode ser produzida por apenas dois centavos de dólar.

Fonte: http://planetasustentavel.abril.com.br

Comentários

Comentários

W3Connect